ENQUADRAMENTO
Os Sistemas de Informação (SI) são fundamentais para suportar as atividades em áreas operacionais, táticas e estratégicas, bem como a Competitividade, a Sustentabilidade e o Desenvolvimento das Organizações. Logo, o top-management não deve abstrair-se ou subestimar os impactos naquelas áreas e nos objetivos das profit and non profit Organisations.
Acresce que, as Organizações atuais (crescentemente IBO) enfrentam um amplo espectro de ameaças externas, por via do uso dos seus SI (crescentemente suportados por sofisticadas Tecnologias da Informação e da Comunicação), tais como fraudes, cibercrime, erros e omissões.
Deste modo, os SI tornaram-se não apenas num fator de sucesso para as operações do dia-a-dia de uma Organização, mas também num elemento crucial (crítico) para a concretização e melhoria das suas vantagens competitivas e para a criação de valor nos Negócios.
Simultaneamente, a crescente complexidade e abrangência dos SI induziram a necessidade de investimentos vultuosos e recorrentes que é imperioso GOVERNAR, debaixo de idênticas preocupações e rigor técnico ao exigido aos outros recursos económicos utilizados nas Organizações, nomeadamente, explicitando-se os agregados económicos e financeiros relativos aos custos com equipamentos e soluções lógicas, com o sistema informático e com o Custo Total do Sistema de Informação e, também, os relativos aos proveitos, benefícios obtidos e as performances concretizadas com a utilização dos modernos SI.
Se a este facto se adicionar o intenso recrudescimento dos riscos operacionais e sistémicos que as Organizações hoje enfrentam, explica-se, facilmente, a inexorabilidade de uma abordagem eficaz e eficiente para Governar estes novos ambientes.
Assim, o curso desenvolve e caracteriza algumas destas abordagens e conceitos chave, metodologias e Boas Práticas, visita casos reais, focando-se naquelas que mais vêm contribuindo para uma GOVERNANÇA exigente, rigorosa e assumida dos SI, face à umbilical e natural integração dos SI com a Estratégia das Organizações.
OBJETIVOS
1. Sensibilizar os mais altos responsáveis das Empresas e da Administração Pública para a importância crítica dos Sistemas de Informação no domínio da Competitividade e da Sustentabilidade das Organizações;
2. Demonstrar e caracterizar a problemática envolvida e propor a implementação de soluções de Governança dos SI, visando a racionalização Económica dos recursos utilizados no contexto dos Sistemas de Informação e o seu eficaz e eficiente enquadramento Organizacional.
DESTINATÁRIOS
Membros do Conselho de Administração das maiores Empresas (médias e grandes) e Diretores Gerais de Empresas e da Administração Pública. Diretores de 1ª linha em organizações de grande dimensão.
O total de alunos inscritos não deve ultrapassar os 20.